sexta-feira, 8 de maio de 2009

Devorar livros



É assim que começa uma nova descoberta nos meus interesses pessoais.

Desde criança que não achava a leitura nada interessante e questionava-me como alguém pudesse passar tanto tempo a olhar para uma dúzia de letras espalhadas numa folha de papel.

Na descrição dos meus passatempos favoritos nunca entrou a frase "gosto de ler", achava até que algumas pessoas o faziam só para parecer bem, porque era uma demonstração da sua intelectualidade como se fossem possuidoras de um dom raro...

Mas o que é certo, aos 26 anos e não sabendo muito bem o "como?" e o "porquê?" acrescentei este novo gosto à minha "terapia" dos tempos livres.

Dei por mim em livrarias a olhar para a imensidão de livros que me rodeavam e sentia-me perdida pois tudo, me dizia nada, já que autores, estilos e títulos não estavam no meu reportório de coisas interessantes.

Então comecei pela aparência das capas, mas ciente de que estas enganam também lia a sinopse e aos poucos lá vou indo. Duma coisa tenho a certeza quando começo é como se estivesse a comer algodão doce as palavras entram e desaparecem e vou "comendo" mais e mais até que chego ao fim.

Ainda não sei distinguir bem o tipo de leitura ideal para mim para já vou descobrindo mas sem querer o romântico tem sido predominante.

Pois, eu sei, para muitos é banal mas, cada caso é um caso e este é o meu "caso" com livros....
Estes foram para já os escolhidos mais um ou dois emprestados mas estes são meus só meus ;)


poisssss.......
















Sinopse



Da autoria de Indu Sundaresan, "A Festa das Rosas" tem a sua publicação a cargo da Bizâncio. Um romance de grande qualidade literária que vem no seguimento da primeira obra da autora que nos leva a entrar na corte da Índia do século XVII, dando-nos a conhecer a cultura vigente na Índia e os acontecimentos históricos da época. 


A história de amor entre o imperador Jahangir e Mehrunnisa iniciada em "A Vigésima Mulher" continua neste belo e exuberante romance.

Mehrunnisa, mais conhecida como a imperatriz Nur Jahan, entra no harém de Jahangir como a sua vigésima e última mulher. Quase desde o início da sua vida de realeza, não se adapta às normas estabelecidas na corte da Índia do século XVII.


Mehrunnisa é a primeira mulher com quem o imperador casa por amor, com a idade avançada de trinta e quatro anos. Ama-a com uma tal intensidade que acaba por transferir a sua soberania para ela. A Festa das Rosas é a história deste poder e deste amor, a história do poder por detrás de um véu.





Ficha técnica:
Autor: Indu Sundaresan
Editor: Editorial Bizâncio
Ano de edição: 2004
Nº de paginas: 388







Sinopse


O "belo" e atormentado narrador de "A GÁRGULA" conduz numa estrada sinuosa quando é ofuscado pelo que parecia ser uma saraivada de setas. Despenha-se numa ravina e acorda numa unidade de queimados, sofrendo as torturas dos condenados.
É agora um monstro. A sua vida acabou.Mas está apenas a começar.


Um dia, Marianne Engel, uma encantadora e indomável escultora de gárgulas, entra no seu quarto e revela-lhe que foram amantes na Alemanha medieval. Ele, um mercenário que sofrera terríveis queimaduras, ela uma freira escriba no famoso mosteiro de Engelthal, onde lhe prestara cuidados de enfermagem. À medida que se desenrola a sua história, qual Scherazade, e relata outras histórias igualmente fantásticas de amor imortal no Japão, Islândia, Itália e Inglaterra, o narrador é devolvido à vida e, por fim, ao amor.


"A GÁRGULA" é um romance extraordinário que levará o leitor numa metamórfica e original viagem. Fá-lo-á acreditar no amor, em milagres e na rendição. O mais extraordinário romance de estreia da última década: uma fascinante história de amor sobre o poder libertador do sofrimento, que transcende os limites do nosso tempo e espaço."



Ficha Técnica:

Autor: Andrew Davidson
Editora: Caderno
Ano de Publicação: Outubro de 2008
Encadernação: Capa Mole
N.º de páginas: 550
Género: Romance






Sinopse

A égua que Susan Richards decidira adoptar não queria entrar no atrelado. Lay Me Down, porém, uma antiga égua de corrida com um poldro nos calcanhares, subiu docilmente a rampa e entrou na vida de Susan.

Subalimentada, fruto de uma vida dura, Lay Me Down tinha, no entanto, um coração aberto e generoso. O destino levou-a para o picadeiro de Susan, onde ensinou esta mulher de coração destroçado a abraçar as alegrias da vida, apesar dos seus perigos.

As lições de amor são muito diversas. Para Susan, a adopção de uma égua maltratada teve um impacto fantástico na sua vida, um impacto que nunca teria podido prever.
A experiência mostrou-se profundamente instrutiva, levando-a a acreditar que o amor pode alimentar o espírito humano e ajudá-lo a ultrapassar a dor e a perda de uma pessoa querida. Uma história inspiradora sobre o significado da família e o que a perda de um ente querido nos pode fazer e fazer por nós.


Ficha técnica :

Autor: Susan Richards
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 216
Editor: Casa das Letras
















Um comentário:

curva dos grilos disse...

Não te esqueças de ler o "Acto de Contrição".

Beijinhos