terça-feira, 24 de fevereiro de 2009



"Carnaval"


Esta palavra ainda suscita duvidas nos dias de hoje quanto ao seu verdadeiro significado. Se procurar-mos encontramos dois, um tem significado religioso e outro remota para a história da antiga Roma.
Quanto à parte religiosa, diz-se que a palavra "carne vale" é o adeus à carne! Ou "carne levamen" supressão da carne. Esta interpretação da palavra remete-nos ao início do período da Quaresma que era, em sua origem, não apenas um período de reflexão espiritual como também uma época de privação de certos alimentos, dentre eles, a carne.
Outra interpretação para a palavra é a de que esta deriva de "currus navalis", expressão anterior ao Cristianismo e que significa carro naval,influência das festas em honra de Dionísio, onde um carro, com um enorme tonel, distribuía vinho ao povo na Roma antiga.
Por mim fica só na lembrança de um excelente dia passado entre família e amigos, onde as horas passavam muito devagar, entre cores sorrisos e brincadeiras inocentes. No final de tudo as serpentinas seguras no vidro do carro a esvoaçar fazendo-me imaginar que o carro era uma nave espacial, sim era este o meu Carnaval de criança que adoro relembrar.

Nenhum comentário: