terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Um passeio à beira-mar...

Na passada sexta-feira 13 aproveitando os primeiros raios de sol depois de uma temporada de chuva, fomos nós pela estrada fora acompanhando o mar.
Aproveitando também o facto de ser véspera de S. Valentim optamos por um delicioso almoço à beira-mar, não é que só se faça isto em dias festivos mas estava tudo a condizer, o relax no final da semana, a temperatura a subir e o principal objectivo conhecer a Estação Litoral da Aguda.

Como se trata de um espaço onde engloba vida animal marinha e um pouco de historia das artes artesanais da pesca é por assim dizer um sitio fabuloso, com muito para ver e para aprender.
Eu gostei particularmente dos vários tipos de anzóis feitos com materiais diversos como ossos e dentes de animais, da tartaruga (trenga não se deixa captar pela câmara) e das impressionantes e temíveis moreias (fez recordar o filme da Walt Disney "A Pequena Sereia").
Tivemos também a oportunidade de assistir a uma exposição em que o material usado era o barro em que o tema era a pesca, um excelente trabalho.
Aqui ficam algumas imagens e para quem estiver interessado em saber mais basta um copi-past deste link,
http://www.fundacao-ela.pt/



Um anzol Vicking


a pesca da baleia




uma embarcação em alto mar

a famosa tartaruga

a temível moreia


uma mergulhadorA em bronze








2 comentários:

curva dos grilos disse...

Hummmmmmm, e posso saber quem é que te acompanhou nesse dia tão... tão maravilhoso?! E agora percebes de pesca e anzóis... Parece que vou ter companhia mais assídua...

Beijinho

curva dos grilos disse...

LOL, é só para dizer que não curto muito a cor da letra escolhida neste post. Contrasta pouco com o fundo e por isso é de dificil leitura... E mai nada!